Saturday, July 28, 2007
Just for Kicks
Taí um documentário que vale cada um dos infindáveis segundos que se levará para conseguir completar seu download no E mule. "Just for Kicks" se debruça sobre o inexplorado universo dos colecionadores de tênis.
A origem do fascínio pelos pisantes descolados é encontrada no concreto que reveste o solo da Nova Iorque em polvorosa nos anos 70 do século passado, época que, cada vez mais, se revela como das mais fecundas da História Ocidental recente, onde toda uma nova Cultura irrompeu, capitaneada pelo Hip Hop, hoje amplamente parodiada pelos quatro cantos do Globo. Trata-se de uma Florença da contemporaneidade.
Mas o filme faz uso de vasto material de pesquisa ao lado de divertídissimos depoimentos de figuraças de raíz da Big Apple que partilham do vício em trocar rolos e rolos de papel moeda pelos mais variados modelos de calçados esportivos. Em alguns casos, deliciosamente explorados no filme, a adoração por essa peça do vestuário extrapola as raias do fanatismo.
Por aqui, Marcelo D2, com o radar ligado, não perdeu tempo em se declarar adepto do culto aos nikes, adidas, pumas e reeboks, mas ainda não foi capaz de fazer como Nelly, que, no clipe acima, dedica uma música inteira a louvar o santo graal de seus semelhantes: o Nike Air Force 1.
Thursday, July 26, 2007
Lirisista
Diana Bouth pode arrogar pra si o título de primeira biatch do hip hop nacional, escorada por seus truculentos cabos eleitorais recrutados no Club Six, mas o posto de verdadeira dama do rap brasilis deve ser reservado para Lurdez da Luz, MC do Mamelo Soundsystem.
A moça opera o milagre de transformar o monocórdio flow apaulistado em charme em estado bruto. Uma graça. Lurdez exala toda sua formosura urbana no clipe da música "Lirisista", acima.
Sem falar que o Mamelo é um trio sensacional, feito de letras sagazes, repletas de referências espertíssimas e produções elaboradas. Produzem obras conceituais, ou quase isso. Da Luz e seus parceiros são um achado de iluminação em meio ao cenário sombrio que os cerca.
Thursday, July 19, 2007
Prato cheio
Esse engodo Pan-americano é um evento esportivo de terceira categoria dificil de entusiasmar interessados em Esporte minimamente informados sobre o peso que possui esta competição no calendário internacional, qual seja, nenhum. Vale menos do que uma Copa América. De qualquer forma, com toda a patriotada imbecilóide estimulada pela hegemônica rede de comunicação parceira comercial do evento, foi um deleite acompanhar o triunfo cubano no vôlei feminino nesta tarde cinzenta.
Se em 1950 sofremos o trauma pedagógico eternizado como "maracanazo" contra os bravos e depreciados uruguaios, este 19/07/2007 entra para a História como a data do maracanãzinhazo frente às menosprezadas deusas de ébano cubanas. Merece destaque no plantel caribenho a atacante Rosir Calderón, a melhor jogadora de seu país, quiçá do mundo e, de quebra, bem guapa (infelizmente, ela não aparece na foto).
Melhor só se fossemos derrotados para a Argentina, contumaz vítima de ataques do péssimo humor de tintas xenofóbicas por parte dos jornalistas tupiniquins.
Tuesday, July 10, 2007
Ótima iniciativa do Correio Brasiliense em dar oportunidade para os dois protagonistas do episódio apresentarem seus argumentos. Nítida e constrangedora diferença entre o aluno e professor. Enquanto o primeiro se utiliza da razão de forma cristalina e arrebatadora, o docente prefere fazer uso de uma ironia pusilânime absolutamente pueril.
Criolada" para "Black-under class" é dose...quanto cinismo! Tem uma outra expressão inglesa muito apropriada para definir esse Paulo Kramer: White Trash.